24/10/12

Mágoa como destruir


MÁGOA como destruir.

A magoa é um sentimento egoísta que as pessoas a quem a verdade foi dita ou revelada nutre como forma de se proteger e  tentar camuflar a mentira, também origina de desilusão, traição, abandono. Não há quem já não tenha sido vitima da mágoa. Todos os dias deparamos no trabalho, na escola, na conversações cotidiana pessoas vitimas desses sentimentos:  mãe para com filhos vice-versa, marido para com esposa vice-versa , irmãos etc...
Como destruir esse sentimento diabólica capaz de destruir sua vitima sem dor e piedade, afastando-a de tudo e de todos em alguns casos provocando até câncer devido a tamanha dor do sofrimento nutrido. 
                      1º passo: Não há motivos para ter vergonha de assumir ser vitima.
                          2º passo: Não camufla-a com atitudes falsa de humildade ou caridade.
                          3º passo: indagar-porque fiquei chateada com atitude daquela pessoa se ela simplesmente me mostrou a verdade; porque me deixei atingir tanto assim a ponto de desequilibrar o meu dia. Neste exacto momento começamos a intender que nós mesmo tivemos uma participação activa na sua infiltração.
Como disse anteriormente a mágoa é um sentimento maligno e uma reação emocional que ocorre quando alguém vai ao encontro do nosso bem estar ou nos confrontar, de maneira que sentimos ameaçadas. logo percebe-se que a sensação de inferioridade ou de ofensa não foi produzida pelo outro mas sim já existia dentro de nós. a palavra ou acção pregado foi só a chave certa para formalizarmos ideias já existente dentro de nós.
Caro internato, fique sabido que: quanto maior complexo de inferioridade da pessoa, mais vulnerável ela será a tudo que for direccionado a ela no mundo exterior. outro ponto para elimina-lo e reflectir sobre o origem do acto da outra pessoa. isto significa que perceber que a outra pessoas também está sendo vitima de outros sentimentos.
Em momento nenhum devemos guardar mágoa. quando a mágoa se instala, o individuo vai perdendo graduadamente a alegria de viver, avançando em direcção ao estado depressivo. a mágoa cultivada aloja-se em determinado órgão e a desvitaliza.quando instala na alma se volta contra a própria pessoa, desenvolvendo assim, auto punição, angustia, revolta etc..
A causa desse sentimento é a falta de auto-estima ou seja a falta de amor próprio. quanto mas descobrimos nossa potencialidade, beleza única  e valores mas seguro nos tornamos, de maneira que a mágoa não encontre espaço para habitar.
Aquele que se ama e valoriza não se mágoa facilmente e tão pouco se deixa atingir com qualquer palavra ofensiva de um colega ou amigo.
Trabalhe a sua auto-estima pois ela é o melhor antídoto da mágoa.







Sem comentários:

Enviar um comentário

Seu nome e email obrigatório

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.