A SAÚDE DO SEU CABELO




Deixe seu cabelo mais bonito!
Conheça quais são os pequenos truques que fazem uma diferença enorme na beleza do seu cabelo.

Da Boa Forma
Capriche na lavagem. Antes de passar o xampu, deixe cair bastante água morna sobre os fios, soltando as mechas com os dedos, fazendo uma pré-lavagem. Caso contrário, você estará ensaboando o cabelo junto com toda a sujeira acumulada (como poeira e restos de produtos), correndo o risco de apenas espalhá-la e não removê-la completamente.
Faça uma escova saudável
Você não abre mão da escova ou da chapinha, mas quer manter o aspecto brilhante e natural nos fios? Antes de usar os aparelhos, proteja os fios com spray hidratante e silicone de pontas (por toda a cabeça, menos na raiz)
Na medida certa
Condicionador é um bom aliado, mas você tem de passá-lo sem exagero. Anote as medidas:
Para cabelos longos, uma colher de sopa cheia; nos cabelos médios, uma colher de sobremesa; nos cabelos curtos, uma colher de café.
Lembre-se ainda de que os secos ou ressecados precisam de condicionador da metade do fio para as pontas, e os normais e oleosos pedem condicionamento apenas nas pontas aposte na dose única.
Se você precisa recuperar seu cabelo da noite para o dia, recorra aos revitalizantes capilares concentrados, vendidos em dose única, capazes de restaurar os fios (como Power Dose, da Kérastase, ou Recuperador Capilar, Vitaderm).
Aplicados nos fios ainda úmidos, esses produtos conseguem melhorar bastante a aparência. Só não deixe de lado os cuidados diários, pois os revitalizantes devem ser usados uma vez por semana.
Dê volume imediato
Cansada de "levantar a cabeleira" com mousse, gel ou spray? Experiemente massagear o couro cabeludo suavemente, sem esfregar, duas vezes ao dia, e sacudir a cabeleira para cima e para baixo. Fazendo isso, você solta os fios, dando a impressão de mais volume.
Aprenda a se pentear
Para remover os nós que se formam nos fios sem danificá-los, tenha paciência e vá penteando o cabelo em mechas, suavemente. Assim você evita arrancar os fios ou quebrá-los perto das pontas.

Fonte:www.paralelas.com.br



      

O estilo de cabelo para cada idade
Os fios são o molde do rosto e contribuem em grande parte no resultado da beleza. Sem contar que quando eles não estão bem, interferem na nossa auto-estima e humor, drasticamente! Então, para acabar de vez com o Bad Hair Day por todos os anos de sua vida, aposte em tesouradas certeiras para cada faixa etária.
Na leveza dos 20 As madeixas possuem, naturalmente, toda a vivacidade de que precisam e estão cheias de brilho e densidade. Esse período é o mais recomendável para ousar com franjas de todos os tipos, milhares de cortes ou comprimentos e, se você nasceu sortuda e possui os fios saudáveis, pode simplesmente deixá-los longos, como toda brasileira (e brasileiro) ama.
Na exuberância dos 30
Decidida, a mulher quer parecer modelo de capa de revista e esse ar voluptuoso pede cabelos repicados, desfiados, ainda longos (mas nem tanto). As franjas podem ser usadas do meio do rosto para baixo, para fugir do aspecto infantil das retas.
Na sofisticação dos 40
É claro que a sensualidade ainda impera, mas o corte precisa ser mais curto até um tamanho médio. A elegância ressurge em escolhas arrojadas, ou seja, não é preciso um corte reto para ser discreta, já que nessa fase a mulher é dona de si.
Na segurança dos 50 O profissional aconselha fios com mais volume, porém curtos, para dar um up no rosto que precisa de elementos rejuvenescedores. 



 

                                                
                                       Cabelos hidratados

Toda mulher sabe que para ter aquele brilho e maciez nos cabelos é indispensável uma boa hidratação e o inverno é a melhor época para intensificar esses tratamentos.
A hidratação não age profundamente nos fios, como as cauterizações e reconstruções, por exemplo, mas são indispensáveis para a beleza e saúde das madeixas.
Estes tratamentos são, geralmente, à base de proteínas, queratinas e produtos diversos que hidratam e deixam os cabelos mais maleáveis, sedosos e brilhantes.
Com as madeixas ressecadas, há uma maior dificuldade de alisar os fios, pois, com a falta de água, eles ficam mais "teimosos" e até fazer um "brushing" tornar-se complicado.
O maior problema para quem quer arrumar seu próprio cabelo, sejam eles cacheados ou lisos, é o ressecamento. Somente cabelos bem hidratados ficam com aspecto bonito ou sem aquele volume excessivo.
Quanto mais tratados estiverem, mais fácil será lidar com eles e fazê-los obedecer a sua vontade, seja alisá-los ou cacheá-los. Por isso, tão importante quanto um bom corte e/ou cor, é a aplicação de hidratantes.
Hoje, nos salões de beleza, os profissionais informam às clientes sobre a importância da hidratação, principalmente nos cabelos com processos químicos. Mas não se deve esquecer que para ter fios sempre hidratados é necessário um conjunto de fatores como xampu e condicionador de qualidade, inclusive na manutenção em casa.
Se não for possível fazer hidratações periódicas em salão, é bom ter uma máscara de tratamento para ser usada uma vez por semana, no mínimo. Com esses cuidados é possível ter cabelos de celebridade.
Fonte.Gennaro Preite


O fim das pontas duplas
Mas existem saídas para o problema.

As pontas duplas aparecem quando a estrutura dos fios está fragilizada. Isso ocorre por diversos fatores, como processos químicos, cloro, água do mar, o desgaste natural dos fios, a poluição, o ar seco, o sol, o vento e o uso de secador e chapinha, que também ajudam a fragilizar os fios, fazendo com que as temidas pontas duplas dêem o ar de sua graça. 
Para eliminar de vez o problema, não tem jeito, é preciso cortar, de preferência a cada dois meses, aproximadamente, dois centímetros dos cabelos.
Por enquanto, a única solução é a tesoura mesmo. Depois, o melhor ainda é apostar na prevenção.

* Reparadores de ponta à base de silicone camuflam as pontas duplas e fazem com que fiquem temporariamente unidas, formando um filme protetor sobre os fios, e tiram o arrepiado. Mas seja econômica para não deixar o cabelo com aspecto sujo e pesado.
* Pentes de madeira com dentes largos e escovas com cerdas naturais são bons aliados.
* Máscaras hidratantes e nutritivas devem ser incluídas na sua rotina de beleza pelo menos quinzenalmente.
* Utilize filtro solar capilar antes de se expor ao sol.
* Prefira condicionadores que contenham em sua composição proteínas hidrolisadas ou queratina capilar.
* Não lave os cabelos com água quente. Dê preferência à água fria ou no máximo morna.
* Se você faz chapinha, descolore, é fã de escova progressiva ou utiliza qualquer tipo de tratamento que agrida os fios, utilize produtos específicos para cabelos quimicamente tratados.
* Uma boa alimentação pode ser uma forte aliada para a saúde dos cabelos.
* Evite dormir com o cabelo molhado.
Fonte: /www.fiquelinda.com.br
Meu cabelo está caindo, preciso me preocupar?
Primeiro calma, nem toda queda de cabelo é sinal de problema!

É normal que em certas épocas do ano haja queda de cabelo, como no outono, por exemplo,. Não há motivo de preocupação se estiverem crescendo cabelos novos no lugar dos que caíram.

Você deve se preocupar é quando passar a mão e caírem mechas inteiras. Há também motivo de preocupação se o couro cabeludo estiver irritado ou com os poros abertos. Neste caso você pode estar com uma doença conhecida como alopecia feminina. Entre as pessoas famosas, talvez a mais emblemática tenha sido a princesa Carolina de Mônaco há alguns anos atrás, provocado por uma crise de estresse, ela conseguiu recuperar seus cabelos.

O diagnóstico das doenças do couro cabeludo, como o da alopecia, deve ser feita por um médico dermatologista.
Formas de queda de cabelo na mulher:
Disseminada e igualada por todo couro cabeludo:
Há diversos motivos e uma vez detectada a causa e tratada o problema acaba. Entre as causas mais comuns estão:
. Estresse: É uma das mais comuns;
. Falta de ferro: Em geral, ocorre em mulheres com menstruação abundante ou que estejam seguindo uma dieta pouco balanceada e pobre em ferro (baixo consumo de carne, lentilhas, espinafre, feijão...).
. Pós-parto: Acontece até 2 ou 3 meses depois do nascimento da criança e é decorrência das alterações hormonais.. Depois disso, as funções hormonais se normalizam e a quantidade de cabelo perdida é recuperada.
. Problemas na tireóide, nos ovários ou no sistema imunológico: Nestes casos, a queda do cabelo se apresenta como um sintoma extra da doença. Se acontecer repentinamente, é preciso consultar um médico para tratar a causa do problema.
. Menopausa: Nesta etapa, a causa da alopecia deve-se à diminuição do nível de estrógeno.
Em áreas delimitadas em forma de pequenos círculos ou placas:
É conhecida como alopecia areata. Trata-se de uma doença auto-imune que resulta na perda de cabelo em qualquer lugar do corpo. Os folículos do cabelo são atacados pelo próprio sistema imunológico da pessoa. Normalmente começa com uma ou mais pequenas placas redondas. Tanto mulheres como homens de qualquer idade e raça podem ser acometidas por ela, mas o mais comum é ela ter sua primeira manifestação na infância. 
Há um componente hereditário em sua ocorrência e aproximadamente 2% da população é afetada por ela. A sua causa ainda é desconhecida e não tem relação com fatores emocionais. Os casos mais brandos com perda de menos de 50% de cabelo são mais fácies de tratar. O cabelo pode voltar a crescer mesmo após anos de perdas expressivas de cabelo. O tratamento é realizado por dermatologistas.
Apenas no centro da cabeça.
Esta é conhecida como alopecia androgenética e é produzida por alterações hormonais e é mais freqüente na menopausa. Os andrógenos são os principais hormônios na regulação do crescimento do cabelo. Pode ocorrer em função de problemas ovarianos (tumores de ovário, ovário policístico, tumores da adrenal, por exemplo) ou simplesmente por uma questão genética hereditária. O seu tratamento também é realizado por dermatologistas.
Fonte: www.wmulher.com.br
Queda de cabelo X auto-estima
Toda alteração que afete o couro cabeludo de uma pessoa e altere a sua aparência física também altera a sua auto-estima. 
A perda de cabelo, tanto no homem quanto para a mulher, causa sérias conseqüências emocionais. O cabelo sempre foi e sempre será um adorno do ser humano, fazendo parte da imagem pessoal que temos de nós mesmos e da que os outros têm de nós. 
Por isso, uma mudança repentina que envolva perda de cabelo pode afetar profundamente uma pessoa.

Com a evolução dos tempos e a grande inovação da cosmética, há uma transformação da forma original do fio de cabelo. 
Essa modificação na estrutura do cabelo destrói a matriz do fio do cabelo, e pode ter sérias conseqüências para a pessoa. Deve-se lembrar que a perda diária de cabelos é normal e varia de pessoa para pessoa, dependendo do tipo de cabelo. 
O assunto é muito complexo e extenso, havendo diversas causas para a queda capilar. Normalmente, vários fatores estão envolvidos nesta perda: stress, dieta deficiente, anemia, hemorragia, deficiência de vitaminas, alterações hormo-nais, entre outras.

É preciso prestar atenção se há um aumento do número de fios que caem diariamente. Se isso ocorrer, não hesite em consultar um especialista. 





O crescimento dos cabelos
Os cabelos crescem descontinuamente, intercalando fases de repouso com fases de crescimento, de modo que os fios encontram-se em estágios diferentes em seus ciclos de desenvolvimento.
Na fase de crescimento (anágena), com duração peculiar a cada indivíduo, os fios de cabelos crescem em média 10 a 20 cm ao ano.
Determinantes genéticas influem sobre a textura, cor, curvatura, densidade e o crescimento dos cabelos.
Existem ainda outras influências
Hormonais - Os hormônios circulantes na corrente sanguínea modificam o crescimento dos cabelos na puberdade, na gravidez, na menopausa , na terceira idade e em decorrência de doenças glandulares.
Nutricionais - A alimentação carente em proteínas, vitaminas e gorduras insaturadas alteram os ciclos capilares.
Químicas - Muitas substâncias e medicamentos influem no crescimento e na perda dos cabelos.
Psíquicas - Transtornos emocionais ou estresse intenso podem originar perda dos fios.
Envelhecimento - Com o avançar da idade acontece, no couro cabeludo, uma diminuição importante dos fibroblastos, que produzem o colágeno.
Somam-se a isso as alterações tróficas decorrentes dos radicais livres que agridem as células do folículo piloso. O resultado é uma menor densidade de cabelos no couro cabeludo.
Fonte: www.tricologia.com.br





Como cuidar do meu cabelo
 Cabelos bonitos são sinônimo de fios saudáveis e isso você só consegue com muito cuidado.

Mas, para cuidar bem de suas madeixas você precisa saber de que tipo elas são e quais problemas apresentam.

Então, veja agora em qual tipo seu cabelo se enquadra e faça-o brilhar tanto como você!

SECO:
Reconhecendo: Têm um aspecto “rebelde” e sem brilho. Devido à falta de oleosidade natural do couro cabeludo os fios são opacos e frágeis.

Tratando: As lavagens devem ser feitas com xampu suave aplicado uma única vez por lavada. Os melhores xampus são os de aloe vera, malva, babosa e proteínas.
Lave no máximo três vezes por semana, não use água quente nem esfregue os fios e massageie suavemente para não quebrá-los. Enxugue-o com uma toalha e, depois, use um pente de dentes largos.
Evite o secador e nunca dispense o condicionamento. Para finalizar aplique um produto à base de silicone depois do condicionador e não enxágüe.
Para dar ainda mais saúde e beleza aos fios faça uma boa hidratação a cada quinze dias. Se não der para ir a um salão, faça você mesma aplicando um banho de creme.

OLEOSO:
Reconhecendo: Você tem que lavar todos os dias ou então não tem jeito, o cabelo fica com um aspecto sujo. Geralmente brilha muito e tem caspas.

Tratando: Escolha um xampu suave e aplique sempre condicionador, mas só nas pontas. Se estiver com aspecto de sujo, lave mesmo!
A água não prejudica os fios. Pode lavar todos os dias, esfregando bem o couro cabeludo com as pontas dos dedos.
Evite água quente, corra do secador e prefira xampus à base de arnica, alecrim e demais específicos para cabelos oleosos.
Ah, evite também passar as mão nas madeixas, mesmo que comprometa o seu charme, pois manipulando o fios você estimula as glândulas sebáceas e aí você não vai ter quem segure a oleosidade de seus cabelos.

MISTO:
Reconhecendo: Se um tipo de cabelo já dá trabalho, imaginem dois tipos juntos! O couro cabeludo é muito oleoso, mas esta oleosidade não chega às pontas, que por isso, ficam ressecadas.

Tratando: Use xampus para cabelos oleosos ou mistos e dê sempre atenção especial às pontas. Você pode aplicar uma camada de silicone após cada lavagem.
Se as pontas estiverem muito secas, aplique condicionador antes do xampu e corte a cada dois meses.
Uma boa dica é aplicar, uma vez por mês, um pote de iogurte natural com uma ampola de vitamina A e deixar agir por uns vinte minutos. Não penteie demais para não estimular as glândulas sebáceas.

NORMAL:
Reconhecendo: Só poucas privilegiadas têm esse tipo de cabelo! Eles estão sempre maleáveis e brilhosos e exigem poucos cuidados especiais.
Tratando: Conserve o que você tem! Não abuse de processos químicos, faça um banho de creme a cada quinze dias, não descuide do corte, e prefira água fria ou morna. 











O que causa a caspa?
A caspa é uma doença que ataca o couro cabeludo, principalmente de pessoas com glândulas sebáceas abundantes. A caspa, também conhecida como Dermatite Seborréica ou Seborréia, provoca descamação oleosa no couro cabeludo. 

O que causa a Caspa? Não existe uma causa decisivamente estabelecida, pode haver um ou vários fatores que levam a formação da caspa. A Seborréia pode ocorrer em ambos os sexos, ocorrendo pelo menos uma vez ao ano em 50% dos brasileiros. A caspa não é contagiosa, tem períodos de melhoras e pioras dependendo dos cuidados para controlá-la.
As possíveis causas ou fatores agravantes da caspa são:
- Alimentação incorreta, sobretudo consumo excessivo de gorduras.
- Distúrbios ou alterações hormonais (podendo ocorrer um aumento na gravidez) ou glandulares, sendo uma das principais causas a excessiva produção de glândulas sebáceas (presentes no couro cabeludo).
- Problemas de fins emocionais, como estresse, ansiedade e depressão
- Alterações no couro cabeludo, devido a tratamentos no cabelo como tingimentos, alisamentos ou permanentes.
- A causa, ainda, pode ser um fungo, o Pityrosporum ovale, esse que vive naturalmente no couro cabeludo, por algum outro fator esse pode proliferar-se passando a produzir caspa e provocando descamação.
Se não tratada, a caspa pode causar calvície, em ambos os sexos, ou seja, a calvície não é somente causada pela hereditariedade. 
Pessoas que possuem caspa evitam lavar a cabeça para evitar a queda dos cabelos, isso faz com que os cabelos fiquem sebosos, o que agrava ainda mais o quadro.
A melhor identificação de qual fator essa causando a caspa pode ser definido com a consulta a um dermatologista. 
A solução para a caspa pode ser obtida se seguido corretamente o tratamento médico. Já, a falta de combate a caspa só contribuir para agravá-la. 
Fonte: /www.bemdesaude.com