SAÚDE


                  O PODER DAS ERVAS












Manjericão 
Fitoterapia
Originário da Índia, o manjericão também vem de países do Norte Mediterrâneo, onde era chamado como ''Erva dos Reis'' pelos antigos gregos.  O manjericão tem propriedades analgésica, digestiva e diurética, além disso, combate a dor de cabeça nervosa, enxaqueca e gastrite. Ele alivia enjôos, vômitos e dores de estômago. O chá das folhas é bom para debilidade geral e contra gases intestinais. Gargarejos e bochechos com o chá morno fazem sumir as aftas.

Gastronomia
Erva tradicional da cozinha internacional. O manjericão é muito usado na preparação de recheios, em pizzas, massas, assados, sopas, queijos e carnes. Ele é muito bem misturado com outras ervas e confere um toque todo especial ao molho de tomate. Também pode ser usado diretamente nas saladas, onde sua aplicação mais popular é na conhecida salada caprese.

Coentro 
Fitoterapia
Já era usado no Antigo Egito e na China, quando acreditava-se que essas sementes guardavam o segredo da imortalidade. O coentro tem função anti-séptica, antiácida, digestiva e sudorífera. Estimulante, ele fortifica o estômago; é bom contra gases; seu pó aplica-se em picadas de cobra e dores histéricas; é febrífugo, afugenta os vermes intestinais. O seu chá tem efeito sedativo.

Gastronomia
Com um leve sabor de limão, use o coentro para temperar carne para churrasco, frango, peixe ensopado e vinha-d'alhos.
Não confunda o coentro (tempero concentrado) com folha de coentro que, apesar de vir da mesma planta, tem sabor diferente, muito mais ativo.

Orégano 
Fitoterapia
Utilizada como tempero, ela estimula o apetite e facilita a digestão, tem também função sudorífera e expectorante. Ajuda a curar tosse, dor de cabeça, causada por nervosismo e irritação. Atenção, ela não deve ser usada na gravidez. O chá de orégano também é usado contra enjôo do mar. Ele é bom também para massagear o ventre, no caso de cólicas e gases intestinais. Seu chá é sudorífero. Cataplasma de suas folhas acalma as dores reumáticas.

Gastronomia
Da mesma família da manjerona, o orégano é importado do México e do Chile.
É tradicionalmente utilizado para aromatizar as pizzas de um modo geral e a napolitana em particular. Use-o no feijão branco, na berinjela, em temperos básicos para frituras, nas azeitonas pretas, nos queijos para aperitivos com óleo e pimenta calabresa.

Açafrão 
Fitoterapia
Já era conhecido e usado desde o tempo dos egípcios, gregos e romanos. Usam-se os estigmas em chá ou cozimento para combater gases intestinais, doenças dos rins, perturbações nervosas, tosse e bronquite. A raiz é diurética, digestiva e acelera a circulação. Em doses elevadas produz embriaguez e delírio.
É preciso cuidado.

Gastronomia
O açafrão é o estigma de uma flor de cor clara, usado como condimento e aromatizante e muito usado na cozinha medieval. O autêntico custa caro! É preciso colher 100 mil flores para conseguir 5 kg de estigmas, que, quando secos, são empacotados inteiros ou em pó. É a alma da bouillabesse (sopa de peixe francesa originária de Marselha), da paella (espécie de risoto espanhol) e do 'risotto alla milanesa' (o risoto de arroz italiano com açafrão).

Louro 
Fitoterapia
Dela, diz-se ser a mais nobre das árvores. É o símbolo da vitória, da glória e da paz. O louro possui propriedades anti-sépticas e é usado como aromatizante, estimulante do apetite e calmante. Além disso, suas folhas e frutos são muito usados na cozinha. O louro confere aos alimentos melhores gosto e perfume. Favorece a digestão, melhora o apetite e combate os gases intestinais. Das bagas, extrai-se um óleo com o qual se preparam pomadas e linimentos. É muito bom também para fricções contra o reumatismo e aplicar em contusões e hemorróidas. A maceração das folhas e dos frutos é usada para banhos, dando efeito calmante. Seu cozimento serve também para banhar e combater o suor dos pés, evitando-se o mau cheiro

Gastronomia
Pequena árvore originária do Mediterrâneo. Adapta-se bem em regiões de clima temperado. Ele também é utilizado em pó ao invés de suas folhas. É um bom ingrediente no feijão, em sopas, com carnes, assados, frutos do mar e no cozimento de castanhas

 STOP VARIZES

Uma doença que incomoda e prejudica a boa aparência das pernas são as famigeradas varizes. Além de antiestéticas, elas causam dores, queimações e até quadros mais graves como eczemas, tromboses, úlceras e hemorragias. Por isso, tome todos os cuidados, principalmente se houver casos na família.
  1-       Evite permanecer longos períodos na mesma posição. Movimente-se sempre que puder para ativar a circulação loca
l.  2-       Cuidado na gravidez. Este é um período de grande propensão ao surgimento de varizes, por isso não descuide, use meias compressivas durante toda a gestação. 
3-       Controle o excesso de peso, ele contribui para que elas apareçam. 
4-       Durma sempre com os pés ligeiramente levantados para estimular o retorno sanguíneo.  
5-       Fuja das temperaturas muito quentes, como as saunas e a exposição solar, pois o excesso de calor dilata os vasos.  
6-       Pratique atividades físicas sempre, mas cuidado com os treinos que sobrecarregam a região das pernas, que fazem muita pressão e acabam dificultando a circulação local. Opte por exercícios leves e atividades como caminhada, natação, hidroginástica e ciclismo.  
7-       Os anticoncepcionais são famosos por estimular a formação de vasos e varizes, por isso, se começarem a surgir, converse com seu médico e, se necessário, troque o método ou opte pelas pílulas de última geração que agridem bem menos.  
8-       Salto alto é bonito e elegante, mas contribui para o surgimento de veias e vasos. Opte por saltos com no máximo cinco centímetros, mas se não resistir, evite permanecer muitas horas com um salto maior.  
9-       Pare de fumar. Além de todos os males que o cigarro causa, ele também contribui para o surgimento de varizes.  
10-   Ao primeiro sinal de vasinhos, consulte um especialista para tratá-los, assim evitará incômodos maiores, como cirurgias vasculares.  


Suor sob controle
Um simples abraço ou aperto de mão podem gerar constrangimento para quem sofre com a hiperidrose, um excesso de suor em uma ou várias partes de corpo. Surgem então problemas nos relacionamentos pessoais e sociais, que por fim acabam afetando em cheio a auto-estima.
O problema é comum em pessoas que sofrem da tireóide, doenças psiquiátricas, menopausa ou obesidade. Mas não são só eles os responsáveis pelo distúrbio: pode ocorrer em pessoas “saudáveis” também.
As áreas mais atingidas são as axilas, palmas das mãos, plantas dos pés e virilha. Quando incomoda, é sinal de que chegou a hora de buscar uma solução, já que não há cura. O tratamento interrompe provisoriamente a sudorese. Uma das formas de controle é a aplicação de toxina botulínica. Isso mesmo: a mesma substância injetável utilizada pelas mulheres em rugas dinâmicas para rejuvenescimento.
Para isso, a região a ser tratada recebe anestesia tópica em creme e/ ou anestesia local. O efeito máximo é atingido em 2 semanas, podendo durar até 8 meses. A necessidade de repetição das injeções varia de acordo com cada paciente.