
O fato é que a radiação solar agride várias estruturas da pele como vasos, fibras, melanócitos (células que produzem a melanina), DNA (proteína do núcleo celular), entre outras. Tais agressões, imperceptíves aos nossos olhos no princípio, vão se acumulando ao longo da vida, sem chamar qualquer atenção. Se não houver prevenção, cedo ou tarde, as conseqüências se manifestarão através de manchas, rugas e outros sinais de envelhecimento precoce, além da possibilidade das alterações evoluirem para um câncer de pele.
Pratique estes conselhos
Se você é daquelas pessoas que não abrem mão de uma pele bronzeada ou do prazer de tomar sol e se refrescar na água do mar ou da piscina, tome as devidas precauções na praia, na piscina e também no dia-a-dia.
- Lembre-se de adquirir produtos que ofereçam proteção contra os raios UVA e UVB. Escolha o FPS adequado às características da sua pele.
- Aplique o protetor 30 minutos antes de iniciar a exposição ao sol e reaplique a cada duas horas na pele seca. Esta recomendação é válida mesmo para os produtos à prova d'água.
- Não coloque sua saúde em risco economizando na quantidade de protetor. Os dermatologistas indicam cerca de uma tampa do produto para os braços, uma para cada perna, uma para barriga e tronco, uma para costas e bumbum.
- Não se exponha ao sol entre 10 da manhã e 4 da tarde, quando o nível da radiação UVB é mais alto.
- Não tente adquirir um bronzeado lindo logo no primeiro dia. A cor leva de 48 a 72 horas para aparecer.
- Proteja o couro cabeludo e os cabelos, usando sempre chapéu ou boné. Opte por modelos que deixam o couro cabeludo respirar, como modelos de telinha, palha trançada ou com aberturas laterais. Para proteger a cor dos cabelos use xampus e condicionadores com filtro solar.
- Proteja seus olhos. Use óculos de sol sempre que estiver ao ar livre e certifique-se de que as lentes possuem proteção contra os raios UVA e UVB.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Seu nome e email obrigatório
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.