19/10/10



O que leva uma pessoa ao suicídio?
O suicídio é a terceira causa da mortalidade em todo o mundo
 O suicídio representa anualmente cerca de um milhão de mortes. Cerca de um quarto das mortes afectam jovens  de 14 aos 35 anos. Actualmente o número de suicídios representa mais que o somatório das mortes em guerras e homicídios.
O suicídio representa uma situação de limite para quem o tenta e pode ser resultado de um longo período de enfrentar um problema, ou mesmo de um episódio isolado baseado no impulso. “Tem pessoas que vão amadurecendo a ideia, ou mesmo esperam para ver se a coisa melhora. Já outras, decidem pela morte diante de uma única adversidade” mas nenhum problema que a pessoa esteja enfrentando justifica tal acto de loucura. Por razões não completamente esclarecidas, as mulheres cometem três vezes mais tentativas de suicídio que os homens. No entanto os homens são mais eficazes. Isto porque o sexo feminino recorre aos métodos mais brandos como o envenenamento. Enquanto os homens usam armas de fogo, tendem ao afogamento, enforcamento ou saltando de grandes altitudes.
As doenças físicas como câncer, epilepsia e AIDS; ou doenças mentais como alcoolismo, dependência tóxica e esquizofrenia, compõem alguns dos motivos que induzem um indivíduo a atentar à própria vida. Algumas situações sociais também conduzem ao suicídio. Podemos incluir como exemplo o insucesso no matrimónio ou não ser casado, não ter filhos, não ser religioso, isolamento social e o fracasso financeiro. Muitos por não saber lidar com seus problemas e sem terem ninguém com quem compartilhar seus conflitos e atormentados psicologicamente pelos pensamentos negativos e destrutivos acabam tentando contra a própria vida.
Como ajudar tais pessoas?
Às vezes o que falta é só alguém para desabafar. Alguém que aceite ouvir aquilo que a pessoa jamais teve coragem de falar ou mesmo que tenha paciência para ouvir aquilo que ela repete e já ninguém quer prestar atenção.
Será que a morte é o fim de uma vida ou é começo de outra???

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seu nome e email obrigatório

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.