12/05/10

        



Rei Salomão & Princesa do Egito
              
Uma reunião muito especial me chamou atenção sobre o assunto.
                                          
                                      Por favor lê-a até o fim

A sabedoria de Salomão e sua habilidade de julgar correctamente vieram a ele da parte de Deus; eram dons vindos de cima. Mas isso não aconteceu sem causa. Salomão andava com o Senhor; mantinha um relacionamento com Deus em que seu coração estava rendido ao Senhor em fé e obediência. Unicamente por essa submissão o Senhor poderia lhe dar a sabedoria de que ele precisava para julgar correctamente o povo de Israel.  Por mais que fosse favorecido pelo Senhor, por mais abundantes que fossem as bênçãos que Salomão tinha, ele começou a perder o caminho: "Tão gradual foi a abandono de Salomão que, antes que dela se advertisse, tinha-se afastado de Deus. Quase imperceptivelmente, começara a confiar cada vez menos na divina guia e bênção, e a pôr a confiança em sua própria força. Pouco a pouco, deixou de prestar a Deus aquela obediência inflexível que devia fazer de Israel um povo característico, e conformou-se cada vez mais intimamente aos costumes das nações ao redor. Rendendo-se às tentações resultantes de seu sucesso e honrada posição, ele esqueceu a Fonte de sua prosperidade."
Que aconteceu? Como alguém pode caminhar tão perto de Deus, ser beneficiado tão grandemente com os dons do Céu e da Terra e acabar tão incrédulo e torturado?
É de se notar que Salomão não se afastou de Deus de repente. Isso se deu aos poucos ao casar-se, primeiro com uma princesa do Egito, depois outras princesas, muitas das quais cananéias. Para agradá-las ele permitiu que continuassem na sua idolatria e eventualmente construiu santuários para que ali oferecessem incenso e fizessem sacrifícios aos seus ídolos. Por fim, ele próprio comparecia com elas para assistir e tomar parte nos rituais. Um "pequeno" pecado só para agradar os outros ou para manter uma amizade ou um suposto amor. O SENHOR se indignou com Salomão por causa da sua infidelidade, e lhe apareceu novamente, pela terceira e última vez, avisando que o reino de Israel seria tirado do seu filho e dado ao seu servo, porque Salomão não havia cumprido com a sua parte da aliança feita após a dedicação do templo. A compacticidade é o primeiro passo que nos afasta de Deus.
Neste ponto chegamos rapidamente a um ponto final, como se não interessasse mais saber nada sobre o apóstata Salomão. Quase que desprezivelmente, está escrito "Quanto aos mais atos de Salomão, a tudo quanto fez, e à sua sabedoria, porventura, não estão escritos no Livro da História de Salomão?" Este livro não faz parte do preceito bíblico, e é provavelmente uma crónica do seu reino disponível aos escribas que escreveram o livro de 1 Reis, e que não foi conservada.
 Deus nos escolheu para dar continuidade aos heróis da bíblia assim como ele disse para Josué: Moisés meu servo está morto dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, a terra que eu dou aos filhos de Israel . todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés. Josué 1:2,3. Agora Ele quer continuar escrevendo actos; os meus actos, os teus actos. Mas simplesmente muitos não O deixam terminar e permitem que o enganador continue escrevendo histórias de suas vidas. É um triste fim para quem começou tão bem e gozou das ricas bênçãos de Deus, prosperando materialmente mais do que qualquer outro dos Seus servos aqui na terra. Mas não conseguiu permanecer nos caminhos de Deus e ser fiel até a sua morte.
Seria diferente se tivesse seguido o que ele próprio aconselhou no fim do seu livro de Eclesiastes: 12.13,14 "De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más."
Um triste fim para quem começou tão bem no caminho de Deus, bastou uma mulher néscia, perversa para provocar essa terrível queda.

Olha o que diz o texto sagrado sobre nós mulheres; "A mulher virtuosa é a coroa do seu marido; porém a que procede vergonhosamente é como podridão  nos seus ossos." Provérbio 12:4

            Na fé Luynne Correia


1 comentário:

  1. Muito bom, olha, quero deixar um beijinho e pedir para você dar uma passadinha no meu blog.
    bjs. Http://orientacoesemensagens.blogspot.com

    ResponderEliminar

Seu nome e email obrigatório

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.