27/04/10

Charme & personalidade
Quem não gosta de ter charme? Só os falsos modestos dirão não. O curioso é que as pessoas mais simples até conseguem mostrar charme, mesmo sem o saberem. O charme é um componente da personalidade, talvez aquele que exerce mais fascínio e "glamour" para o exterior. Ser charmoso é ser atraente, é possuir algo a que costumamos chamar de magnetismo pessoal, é saber ser gentil, ter boas maneiras, revelar um encanto enigmático (carisma), quase como um perfume subtil.
Na verdade, eu penso que o charme é o perfume da personalidade. É ele que empresta à pessoa aquele "toque especial", aquela diferença quase discreta que torna a pessoa eleita entre as demais.
De onde vem o charme? Pois encontramo-lo sobretudo nos gestos, nas posturas, no tom de voz, no sorriso natural, no olhar, na educação, no conteúdo das palavras e no próprio vestir.
Já a personalidade envolve tudo isso e mais o resto, incluindo a maturidade e a inteligência que a pessoa revela na condução da sua vida. Pode ser uma pessoa simples mas poderosa pelo seu jeito de ser e de estar na vida. Tudo isto reflecte-se também no estilo de viver que a pessoa segue, aquilo que ela escolhe, aquilo que ela quer, os sonhos que persegue.
Ter charme e personalidade é ter estilo, um jeito muito próprio de levar a vida e de amar os outros. Sim, porque a pessoa charmosa, com personalidade, é carismática, amiga, solidária, altruísta, reflexiva. Também é discreta quanto baste, sem exageros.
Entre os inimigos do charme estão  a vaidade, a timidez exagerada e o orgulho. E os grandes inimigos da personalidade realizada, concreta, percebida pelos outros, são a ignorância, a inibição, a fragilidade emocional, o egoísmo, o exibicionismo e outras malignidades que, em geral, têm uma relação directa com a educação recebida ao longo dos anos.
Pode-se cultivar o "charme"? Sim, sem dúvida. Pode-se enriquecer a "personalidade"? Sim, é até mais fácil do que chegar ao charme. Na verdade, para se ter "Charme e Personalidade" precisamos apenas de motivação. As pessoas não se entregam facilmente a tratamentos de beleza, a curas de emagrecimento, a dietas mais saudáveis? Pois então o processo é o mesmo. Só que é mais intelectual, mais espiritual. E não custa nenhum dinheiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seu nome e email obrigatório

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.